A festa Julina da Escola Rural Municipal São Pedro foi um sucesso. Agradecemos a presença e colaboração de todos.
quarta-feira, 31 de julho de 2013
Visita dos alunos do 3º ano à Queijaria de Cerro da Lola
Visita à
queijaria Queijos Lola.
Turma: 3º ANO
Professora:
Jaqueline Nogueira de Camargo
A visita à queijaria foi muito
agradável. Fomos bem recebidos por Alexandre e a esposa Juliana, os quais são responsáveis pela produção da fábrica. Os alunos se mostraram interessados e puderam
acompanhar todo o processo da fabricação do queijo, que foi muito bem explicado
aos alunos por Alexandre. A visita foi interessante para que as crianças
pudessem observar na prática a transformação da matéria prima o leite, no
produto final o queijo, para comercialização e consumo. A partir da visita
conseguimos trabalhar conteúdos de História e Geografia, como, a transformação
e industrialização de alimentos, a relação de trabalho da população da região,
com a fábrica, e a relação entre o campo e a cidade.
Professora
Jaqueline Nogueira de Camargo
Maquete 3º ano
Construção da
maquete da Escola São Pedro
Professora:
Jaqueline Nogueira de Camargo
A linguagem cartográfica presente
nas diversas formas de representação está vinculada ao ensino da Geografia. A
maquete é um recurso pedagógico que permite ao aluno transportar informações
contidas no mapa bidimensional para as maquetes cartográficas tridimensionais.
Realizar essa atividade com os alunos do 3º ano foi muito produtivo. Todos se
envolveram, desde a coleta dos materiais, como a sucata, até a organização e
montagem da maquete. O trabalho possibilitou aos educandos a percepção das
proporções da Escola, com o desafio de construí-la em uma escala bem menor.
Nessa atividade conseguimos explorar também, os pontos de vista vertical,
oblíquo e a construção de legenda. Com certeza foi uma atividade muito
prazerosa para as crianças.
Professora
Jaqueline Nogueira de Camargo
terça-feira, 2 de julho de 2013
Cidade de Guaíra
Os alunos do 5º ano realizaram um passeio para Guaíra e em sala de aula cada um produziu um texto sobre os pontos turísticos visitados. E o melhor texto escrito foi do aluno Andrei Henrique.
Cidade
de Guaíra
Eu vou lhes contar sobre uma linda cidade chamada Guaíra,
venha comigo nesta viagem turística!
Nós alunos da Escola
Rural Municipal São Pedro fizemos uma viagem para Guaíra, conhecemos um pouco
desta cidade e sua história.
A denominação de
Guaíra origem Guarani que significa lugar de difícil acesso. Essa cidade era
dos indígenas que a colonizaram antes da chegada dos Europeus.
Por esta cidade passa
o Rio Paraná, onde nós andamos com o barco Katamarã e passamos em baixo da ponte
Airton Sena. É um rio Sul-americano que nasce entre os estados de São Paulo,
Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Logo depois
conhecemos a aldeia – TAKOHA-MARANGATU que tem 36 famílias e 276 pessoas
vivendo na aldeia. Esta aldeia conta com uma Escola Estadual Mbyja Porã na qual
tem duas salas de aula, banheiro, refeitório e cozinha, além de uma sala
administrativa, sala dos professores, direção, secretária e uma pequena quadra
em areia.
Logo depois nós fomos
a Igreja dos Navegantes. A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes foi fundada no
dia 1º de fevereiro de 1955 por Dom Manuel Kõnner da província de Laranjeiras
do Sul, cuja sede havia sido transferida de Foz do Iguaçu no ano de 1946 para a
então capital Laranjeiras do Sul do território do Iguaçu.
Depois fomos a Igreja
da Pedra que foi construída no ano de 1923 através de uma promessa da esposa de
Otto Rhader, diretor da companhia Mate Laranjeiras. Otto morreu em um acidente
aéreo e sua esposa prometeu que se achassem o corpo dele, ela iria construir
uma Igreja na cidade de Guaíra. Então a Igreja da Pedra é o fruto de uma
promessa.
Em seguida fomos ao
Quilombola o qual guarda bem viva boa parte da história e costumes dos negros.
Nessa pequena aldeia vivem aproximadamente 10 famílias.
Esta viagem foi muito
importante para mim, pois aprendi muitas coisas boas sobre Guaíra, sua história
e pude conhecer outros estilos de vida, como o de viver em aldeia.
Andrei Henrique
Lorcheitter
Assinar:
Postagens (Atom)