quarta-feira, 31 de julho de 2013

Festa Julina

A festa Julina da Escola Rural Municipal São Pedro foi um sucesso. Agradecemos a presença e colaboração de todos.



Visita dos alunos do 3º ano à Queijaria de Cerro da Lola


Visita à queijaria Queijos Lola.
Turma: 3º ANO
Professora: Jaqueline Nogueira de Camargo
            A visita à queijaria foi muito agradável. Fomos bem recebidos por Alexandre e a esposa Juliana, os quais são responsáveis pela produção da fábrica.  Os alunos se mostraram interessados e puderam acompanhar todo o processo da fabricação do queijo, que foi muito bem explicado aos alunos por Alexandre. A visita foi interessante para que as crianças pudessem observar na prática a transformação da matéria prima o leite, no produto final o queijo, para comercialização e consumo. A partir da visita conseguimos trabalhar conteúdos de História e Geografia, como, a transformação e industrialização de alimentos, a relação de trabalho da população da região, com a fábrica, e a relação entre o campo e a cidade.
Professora Jaqueline Nogueira de Camargo




Maquete 3º ano

Construção da maquete da Escola São Pedro
Turma: 3º ANO
Professora: Jaqueline Nogueira de Camargo

            A linguagem cartográfica presente nas diversas formas de representação está vinculada ao ensino da Geografia. A maquete é um recurso pedagógico que permite ao aluno transportar informações contidas no mapa bidimensional para as maquetes cartográficas tridimensionais. Realizar essa atividade com os alunos do 3º ano foi muito produtivo. Todos se envolveram, desde a coleta dos materiais, como a sucata, até a organização e montagem da maquete. O trabalho possibilitou aos educandos a percepção das proporções da Escola, com o desafio de construí-la em uma escala bem menor. Nessa atividade conseguimos explorar também, os pontos de vista vertical, oblíquo e a construção de legenda. Com certeza foi uma atividade muito prazerosa para as crianças.


Professora Jaqueline Nogueira de Camargo


terça-feira, 2 de julho de 2013

Cidade de Guaíra

Os alunos do 5º ano realizaram  um passeio para Guaíra e em sala de aula cada um produziu um texto sobre os pontos turísticos visitados. E o melhor texto escrito foi do aluno Andrei Henrique.

Cidade de Guaíra
Eu vou lhes contar sobre uma linda cidade chamada Guaíra, venha comigo nesta viagem turística!

Nós alunos da Escola Rural Municipal São Pedro fizemos uma viagem para Guaíra, conhecemos um pouco desta cidade e sua história.
A denominação de Guaíra origem Guarani que significa lugar de difícil acesso. Essa cidade era dos indígenas que a colonizaram antes da chegada dos Europeus.
Por esta cidade passa o Rio Paraná, onde nós andamos com o barco Katamarã e passamos em baixo da ponte Airton Sena. É um rio Sul-americano que nasce entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Logo depois conhecemos a aldeia – TAKOHA-MARANGATU que tem 36 famílias e 276 pessoas vivendo na aldeia. Esta aldeia conta com uma Escola Estadual Mbyja Porã na qual tem duas salas de aula, banheiro, refeitório e cozinha, além de uma sala administrativa, sala dos professores, direção, secretária e uma pequena quadra em areia.
Logo depois nós fomos a Igreja dos Navegantes. A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes foi fundada no dia 1º de fevereiro de 1955 por Dom Manuel Kõnner da província de Laranjeiras do Sul, cuja sede havia sido transferida de Foz do Iguaçu no ano de 1946 para a então capital Laranjeiras do Sul do território do Iguaçu.
Depois fomos a Igreja da Pedra que foi construída no ano de 1923 através de uma promessa da esposa de Otto Rhader, diretor da companhia Mate Laranjeiras. Otto morreu em um acidente aéreo e sua esposa prometeu que se achassem o corpo dele, ela iria construir uma Igreja na cidade de Guaíra. Então a Igreja da Pedra é o fruto de uma promessa.
Em seguida fomos ao Quilombola o qual guarda bem viva boa parte da história e costumes dos negros. Nessa pequena aldeia vivem aproximadamente 10 famílias.
Esta viagem foi muito importante para mim, pois aprendi muitas coisas boas sobre Guaíra, sua história e pude conhecer outros estilos de vida, como o de viver em aldeia.


Andrei Henrique Lorcheitter